quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pontuando - Convocação.

Se você compartilha do ideal, pode somar força de inúmeras formas.



1-) Intervenções.
Se você é artista de qualquer vertente - e ninguém precisa de diploma ou experiência além da sensibilidade para ser um - pode criar uma intervenção para agregar ao manifesto. Temos uma tendência a preferir o absurdo e o completamente inusitado apimentado com retórica e agressividade, mas a linha de possibilidades também abrange toda gama até o clássico. Soltem a criatividade o máximo possível, mas como há um propósito concreto para o Reticências, é necessário obedecer algumas diretrizes. Primeiro de tudo, as intervenções têm que se dar em local aberto, como praças e calçadas, já que o intuito é que o povo veja. Segundo, ainda precisamos conseguir fontes de energia elétrica para os projetores, shows e possivelmente algumas intervenções que vocês venham a pensar. Terceiro, apoiamos muito e até preferimos que tenham críticas, questionamentos e analogias bastante incisivas e irônicas quanto à política de São Caetano e mesmo à sua cultura elitista ou pessoas em particular, mas importante que nenhuma delas tenha caráter OFENSIVO. Não por moralismo barato, mas pra não dar arma pra político parasita de leis e porque queremos argumentos inteligentes e não algo que pareça impulsividade. Uma idéia, por exemplo, é recolher todos os panfletos do "coraçãozinho do bem" e jogar dentro da casa desse invasor de privacidade o lixo dele, ato de preferência orquestrado com uma paródia em altos decibéis de seu jingle insuportável bem cedinho; agora, invadir o cemitério pra pichar o túmulo do finado "Torto" são outros quinhentos. Sei que é óbvio e que todo mundo tem esse bom senso, mas é necessário ressaltar aqui também como registro, já que pode ser difícil impedir que um bando de vândalos sem-ideal fique fazendo merda por aí sob nosso rastro. Uma idéia bem bacana sugerida foi a de colocar balões de fala em propagandas políticas pra entrar um diálogo parodiando (a la Bubble Project), mas é possível que uma molecada vendo isso resolva sair por aí desenhando pintos na cara das candidatas e atribuam o feito à gente. Por isso também estamos providenciando uma tela e camisas, além de possivelmente algum tipo de carimbo pra manter conosco uma imagem a servir de assinatura pra diferenciar o que o Reticências fez daquilo que algum baderneiro fez.


Enfim, abaixo estão alguns exemplos de intervenções no qual a galera pode se encaixar (não se limitando a esses, claro - novamente, quanto mais inusitado e ousado, melhor!):


- Esquetes.
- Clown.
- Malabares.
- Monólogo.
- Stand-up comedy.
- Mímica.
- Danças diversas.
- Performance circense.
- Mágica.
- Pintura (exibição de trabalhos ou produção deles em público).
- Escultura e artesanato (idem acima).
- Desenho (idem acima).
- Graffiti (idem acima).
- Quadrinhos e Fanzines (idem acima - e podemos combinar uma divulgação).
- Parkour.
- Bicicletada.
- Música (acústico, e vamos tentar conseguir energia pra viabilizar os demais).
- Imitações.
- Cinema, de preferência curtas (desde ficção e documentário até experimentais e youtubescas - lembrando que queremos projetar em lugar aberto).


Em breve publicaremos um post chamado "Intervenções", onde estarão listadas as idéias propostas até então e os responsáveis por elas. Lá você poderá ver também o que está em andamento e se propor a participar.


Também há intervenções que não se encaixam em categorias, como por exemplo entregar flores para policiais, entrar na sessão aberta da Câmara comendo pizza, colher assinaturas, abordar políticos e tantas outras; sendo criativa, tendo um propósito e um carisma, proponha-a!


2-) Suporte.
Temos mil pequenas tarefas a realizar, desde providenciar material até diagramar folders. Elas serão aqui listadas sob o título "Tarefas" e quem puder ajudar em algumas, por favor fale conosco no e-mail. Conforme elas forem sendo realizadas e novas incumbências forem aparecendo, postaremos um novo topic com esse nome, constando a atualização e incluindo as necessidades do topic anterior que ainda não foram resolvidas. Portanto, quem estiver engajado e topar ajudar pode visitar este site ocasionalmente e procurar no "Tarefas" mais atual no que poderia ser útil.


3-) Divulgação.
Espalhar a idéia pra pessoas bacanas (pois há um cuidado pro Reticências não cair no ouvido de quem não deve e reduzir o impacto da surpresa) seria uma valiosa ajuda, já que às vezes você não pode ajudar por falta de tempo ou idéia, mas deixa uma galera que pode fazê-lo a par. O número é muito importante pra efetividade dessa manifestação, pois quanto mais espaços estiverem com nossa cara e nossas palavras, e por mais tempo, mais incomodará ou chamará quem queremos. Uma necessária progressão geométrica, é muito da divulgação desta iniciativa que dependerá nosso sucesso.


4-) Idéias.
Sugestões, críticas e dúvidas serão bem-vindas, tanto pro âmbito prático quanto pro filosófico. Pontuemos quaisquer discordâncias e posturas se precisar. E qualquer brainstorm compartilhável também joguem no nosso e-mail (projetosentelha@gmail.com), seja nome de leis plausíveis, link de matérias, contatos ou, especialmente, idéias pras intervenções o mais inteligentes e inusitadas possíveis!