domingo, 21 de setembro de 2008

Intervenções - 1.

Cá estão algumas intervenções. Se alguém tiver idéias pra melhorá-las, idéias de novas intervenções cabíveis, e principalmente ajudar com o que está sublinhado, por favor entrem em contato o quanto antes! Precisamos montar o cronograma mediante a disponibilidade da galera, e de mais gente! Se algum tipo de interesse ou simpatia surgir, não hesitem e se apresentem (projetosentelha@gmail.com).



01-) Fungo.
Durante várias intervenções algumas pessoas serão incumbidas de distribuir narizes de palhaço para os transeuntes curiosos e aparentemente interessados. O intuito é que fiquemos usando-o a maior parte do tempo, não só quando intervindo, mas também na nossa rotina diária; indo na padaria com o nariz de palhaço, pegando ônibus e toda atividade "pública" quanto possível, em especial para votar no dia 5. É um modo de propagar e manifestar instigando a dúvida na cabeça de quem vê, sem tomar tempo algum do participante. Fora do manifesto, cada participante poderia carregar um punhado desses narizes também, para entregar a qualquer conhecido ou curioso que provavelmente usaria. Seria bacana, também, que os narizes fossem pretos, pra individualizar e remeter às reticências. Alguém sabe como pintá-los de preto? Alguém pode ajudar a conseguir mais narizes?

02-) Bicicletada.
Trajeto de bike na rua por pontos-chave da cidade, protestando.Pegue sua bicicleta e participe.

03-) Clown.
Haverá uma intervenção bem bacana de clowns, e não pode ser dita agora, pois há de ser surpresa. Quem tiver interesse, mande-nos um e-mail que explicamos.

04-) Parkour.
Um trajeto à semelhança da bicicletada mas em le parkour, onde há um ponto preto e grande na camiseta de cada um, e as pessoas andando em trios. Os lugares ficam a critério do manifestante, dando preferência a escolher lugares bem movimentados e passar por outros manifestos. Praticantes interessados ou quem conhece praticantes, entrem em contato.

05-) Blablaproject.
Colagem de balões de fala em painéis e propagandas políticas. Pode-se deixar em branco para que algum cidadão intervenha ou mesmo nós os colamos já com alguma frase incisiva não-ofensiva que condiza com nossa opinião. Sugestões de lugares e frases são bem-vindas, bem como quem se disponha a colar. Acessar http://www.thebubbleproject.com/ como referência.

06-) Panfletos. 
Juntemos todos os panfletos e santinhos de políticos jogados por aí que pudermos! Eles terão um uso também, secreto.

07-) Telemarketing Reativo.
Tocando insistentemente o telefone dos políticos e responsáveis, estará uma gravação pedindo a criação imediata do Conselho Municipal de artistas e a implantação do Fundo Cultural, num tom bastante formal e simpático (obviamente sarcástico). Isso é um apelo e ao mesmo tempo um revide na mesma moeda contra essa onda marketeira de político ligar pra nossa casa (a privacidade de nosso lar que deveria ser inviolável) numa gravação, e nem desocupar a linha batendo o gancho você pode.Precisamos descobrir telefones e endereços dos políticos para essa e outras intervenções, e quem tem um telefone usável ou algo tipo Skype, se sair mais barato.

08-) Paródia.
Um carro de som ou ao menos um carro de som tunado (desses que dá pra ouvir ao longe o que toca) parará sob a janela dos políticos que mais fazem abuso com esse tipo de propaganda com alguma paródia criticando o próprio. De preferência, nos horários permitidos previstos na Lei do Silêncio mais próximos à sua hora de descanso. Precisamos das paródias (em especial dos jingles políticos que mais circulam por aqui) e arranjar carro de som, de som tunado ou mesmo autofalante, caixa de som, algo que reproduza a música o mais alto possível.

09-) Batata Quente.
Uma esquete de clown a se dar na praça da Matriz, onde os atores abordam o público lançando batatas quentes para que segurem. Para saber mais e participar, falar com Thiago [ thiagocx@ig.com.br ].

10-) Candidato.
Um candidato fictício circulará pela cidade fazendo sua "campanha", em sátira aos demais. Ele terá um número fictício e fácil de lembrar, que corresponde a um nulo. O folclore por trás dele será criado, bem como o ator a encená-lo. Queremos trabalhar com analogias bem sul-sancaetanenses. Dizem que ele é um corpo criado em laboratório para armazenar o cérebro de "T-jack", que na verdade fora retirado de seu corpo antes de ser sepultado...

11-) Shows.
Algumas bandas se apresentarão, em especial no dia 4. Indique novas bandas e músicos, em especial acústicas, pra participar.

12-) Marcha dos Caetanenses.
A massa sul-sancaetanense é zumbi, rasteja pelos cantos atrás de miolos sem reivindicar ou agir. Parodiemos esta postura fazendo uma caminhada aos moldes da Zombiewalk: numa das noites da intervenção nos fantasiaremos de zumbis e, partindo da Prefeitura, ficaremos vagando pelas ruas feito essas criaturas. Terminaremos ao amanhecer, indo até o Cemitério das Lágrimas, no túmulo do "T-jack". Integre a horda.

13-) Faixa.
Será colocada na Avenida Goiás uma espécie de faixa nos canteiros transitáveis, onde pode-se escrever. Haverá a orientação de que na faixa o cidadão escreva as reclamações acerca do município, e grande, para quem pare o carro por lá possa ver; colocando esta realidade no dia-a-dia de quem passa por lá. Precisamos saber com que material poderíamos fazer essa faixa. Algo barato, "escrevível" e que cubra uma grande área. Tnt? Precisamos de sugestões.

14-) Filmes.
Filmes de diversos gêneros (em especial curtas criativos de São Caetano) serão projetados em lugares públicos durante a semana de intervenções. Precisamos de mais alguns projetores, filmes em DVD de licença aberta ou com a autorização do realizador (temos o termo, enviamos pra quem precisar), bem como gente disposta a projetá-los durante o Reticências.

Algumas intervenções não serão ditas porque dependem de fator-surpresa, mas quem quiser participar, mande o e-mail que explicamos. Em breve, apresentaremos mais intervenções.